Cozinhar a Brincar - O Livro


Plantar uma Árvore... ter um filho... escrever um livro.

Podia ser só isto e estava feito, Check! Check! Check... mas há tanto mais..

Apresentei este sábado e pela primeira vez o meu livro - Cozinhar a brincar - Ideias Deliciosas








Este livro é um resumo de muitas das receitas que tenho feito com mini chefs de todas as idades e esta selecção é um bocadinho deles. Eu... bom, eu adorei tornar isto real. Desde a ilustração à fotografia, tudo foi pensado com muito carinho, para encher de cor, sabor e imaginação as cozinhas dos mais pequenos... que tal como eu como eu em criança, já não querem brincar com ingredientes a fingir.
Estas receitas são apenas sugestões deliciosas para juntar a família na cozinha, muitas e muitas vezes.
Considero um enorme privilégio poder interagir com tantas crianças, de todas as idades e acredito que para eles é também enriquecedor fazer parte de momentos assim.

Acredito que uma das “brincadeiras” preferidas dos miúdos é sem dúvida cozinhar. Cozinhar é para eles um momento lúdico, com grande peso de aprendizagem que apela também ao seu sentido criativo e desenvolve competências intelectuais , sensoriais e motoras.

É importante incentivar as crianças e os jovens para outras temáticas que não as normais dos planos educativos, para que no futuro sejam jovens com uma experiência mais vasta, uma visão mais alargada e que possam identificar em consciência quais as suas competências... as suas aptidões e muito fundamentalmente aquilo que verdadeiramente gostam e querem fazer.


A cozinha é uma temática para eles extremamente estimulante pela interactividade, pela possibilidade de mexerem , de criarem e pelo peso da responsabilidade de serem por vezes os autores de uma refeição... como em muitas das actividades que faço.



Nas minhas acções ou actividades é fácil envolve-los e entusiasma-los e a verdade é que estes momentos se transformam sempre num momento de diversão, partilha e brincadeira conjunta.




Tenho tanto mais para partilhar convosco... mas por agora fica só um pedacinho daquilo que aconteceu no Sábado... um dia mágico para mim... um dia feliz para todas as crianças que o partilharam comigo.


"Todos os nossos sonhos se podem tornar realidade ... se tivermos coragem de os perseguir"


Vânia Gabriel


















Comentários

Mensagens populares