Mães


  Algo de muito forte muda quando somos mães. Essa consciência, ainda durante a gravidez, faz-nos repensar a vida, as prioridades e os medos. O crescente amor que sentimos, muda-nos... não na essência do que somos...mas na forma como olhamos para tudo o que está ao nosso redor.
Que amor é esse? O que muda realmente? Eu nem sei explicar.

É sempre difícil traduzir por palavras o que sentimos, porque tendem sempre a ser insuficientes ou nunca suficientemente boas, nem exactas para definir o que realmente gostaríamos de dizer.
 Mas melhor que uma mãe, são várias mães, a tentarem dar respostas aos detalhes que envolvem a chegada de um amor inexplicável como este.

São amigas e conhecidas que admiro de alguma forma, são mulheres lindas, fortes ... lutadoras , com vidas diferentes e com filhos diferentes, todas elas mães... todas elas... Babadas e apaixonadas!




Teresa, Dylan e Erik 



- O que é que muda realmente?

♥️ Tudo muda, certezas tornam-se incertezas, fraqueza transforma-se em força sobre-humana. Aprende-se o que realmente significa a palavra amor. Aprende-se paciência.

- O amor aumenta com o segundo?

 ♥️ Com o segundo o amor não aumenta, o amor abrange. A verdadeira diferença é que as incertezas do primeiro já não existem, então é uma maternidade mais relaxada com mais espaço para apreciar as pequenas coisas.

- Como respondemos às sugestões, indicações e conselhos que nos chegam a toda a hora?

♥️  Ninguém sabe tudo. Quanto ao bem estar, saúde e educação dos filhos acho que quem sabe mais e melhor são os pais. Para mim nunca se deve subestimar o instinto maternal/paternal.


- Qual a é idade preferida?

♥️ Todas as idades tem coisas espectaculares, talvez a melhor parte seja isso mesmo vê-los a crescer a tornarem-se eles próprios, poder participar na formação de um ser que vai ter como todos nós a capacidade e potencial de mudar o mundo. 

Talvez seja quando eles começam a ter a capacidade de comunicar aquilo que pensam e sentem, e a explorar e a compreender o mundo 3-4 anos.

- O que nos define a nós mães?

♥️ acho que todos as mães são únicas e o que as define não são de todo os filhos/as. Somos todas diferentes, mas somos todas mulheres é pena que por vezes se perca o companheirismo feminino, e que as mulheres sejam sempre as primeiras a julgar outras, sem fazerem o mínimo esforço para simpatizar com as dificuldades de cada uma. Quando vivemos num mundo ainda tão orientado para a objectivação da mulher, e desvalorização do seu intelecto, ou falta de compreensão para com as necessidades especificas à mulher, devíamos apoiar-nos mais, mas muito mais, umas ás outras, saber ouvir sabedoria de outra  mulher sem ego e saber dar sabedoria a outra mulher sem julgar.

- Qual é o amor que temos pelos filhos?

♥️ É amor que se dá sem pedir em troca, é amor que não acaba, é amor incondicional.


Raquel e Francisco



O que é que muda?

R♥️  Muda tudo. Mas principalmente a perspectiva que temos de vida. Sem sombra de dúvida que nos torna em melhores pessoas, com um melhor coração. Começamos a focar nos no que realmente importa!


- Como respondemos a quem já sabe tudo?


♥️  Ou não respondemos ou agradecemos e sorrimos. It takes a village to raise a child, mas nos Mães temos o direito de escolher a nossa.


- Qual é a melhor fase?


♥️ adoro recem nascidos, adoro a dependência, adoro bebes de colo! Mas todas a fases me têm ensinado que tudo é bom que tudo é maravilhoso. Ando deliciara com os 2/3 em que já se exprimem muito bem e tem argumentos maravilhosos. São mesmo o nosso reflexo por isso é importante dar lhes os melhores exemplos.

- E a melhor parte (de ser mãe)?

♥️ O amor incondicional, o coração cheio constantemente, os  melhores beijos do mundo, os melhores abraços do mundo

- As mães de meninos são diferentes das mães de meninas?

♥️ Só me imagino mãe de meninos, tenho um fascínio por eles. Talvez por serem "diferentes" de nós. Mas acho que sinceramente, na essência somos todas iguais.

Os nossos medos aumentam?


♥️ Não é por acaso que dizem que vivemos com o coração fora do corpo. Adoro viajar mas a primeira vez que viajei de aviao sem ele, chorei e morri de ansiedade os dias antes. Acho que o nosso instinto de protecção é muito apurado e claro que sim, os medos aumentam com coisas que nunca imaginámos que podiam gerar esse medo.

Que amor é este?

♥️  Amor no estado puro ♥️ que não cobra, que não exige, incondicional.

- O que lhe desejas baixinho?

♥️ muita saúde e que seja feliz! E acho que o nosso papel como Mãe baseia se muito em fazer felizes os nossos filhos!





Sara e Maria



- As mães de meninos são diferentes das mães de meninas?

S ♥️  No meu caso com uma Menina sempre me disseram que as meninas são mais ligadas ao pai mas a Maria quer sempre a mãe em prol do pai,por isso, mesmo o meu colo está sempre ocupado e bem pela Maria Celeste. 

                                                                                                                    - E os medos?

S ♥️ Não tinha medo de nada antes de ser mãe mas hoje em dia penso e repenso tudo outra vez, os prós e contras, no fundo estamos a educar uma pessoa para o mundo e como sabemos, nem sempre está cheio de boas intenções infelizmente, mas não deixo de viver nada, apenas sou mais cautelosa.

- Qual é a melhor parte?

S ♥️ A melhor parte é mesmo ser mãe todos os dias, é um desafio e uma aprendizagem.

- E a melhor fase?

S ♥️ Acho que todas as fases são as melhores porque são as que estamos a viver no momento. Não gosto de me prender ao passado nem ansiar o futuro cada dia um dia novo. Não sou perfeita mas dou o meu melhor, isso é seguro.

- Como é que descreves este amor?

S ♥️ É um amor que não pede nada em troca, que nos toca da cabeça aos pés, que nos deixa capaz de correr o mundo por um sorriso, um olhar, um abraço, que nos torna sem dúvida melhor pessoa.



Vilma e Isaac



- O que muda na nossa vida?

♥️ Muda as prioridades de tudo. Mas ao mesmo tempo sinto que não muda nada que é 1 upgrade da vida que tinha para  melhor

- Como respondemos a quem já sabe tudo?

♥️  Ok, ok... Tento não ser desagradável, oiço e retenho o que acho de relevante (infelizmente na maioria dos casos não é) sorrio, porque há quem o faça com a melhor das intenções.

- E qual é melhor parte de ser mamã?

♥️  Ser amada de maneira tão única!
O que desejas para ele?

Desejo que mantenha a mesma alegria para sempre, saúde, amor e que seja eterna criança.







Vânia e Rafaela







- Ser mãe... o que mudou?


V ♥️ Mudou tudo... muda tudo!


- Qual a melhor fase?


V ♥️ Ainda estou na primeira fase… contamos 13 meses de muitos que se seguirão.Todas as fases são uma delícia a meu ver e até agora. A gravidez, o nascimento, os primeiros meses, o cheiro, as gracinhas, o primeiro sorriso, os primeiros dentes, o iniciar sons e palavras, o gatinhar, o andar (estamos nesta fase)… o ouvir Mamã <3… tudo tem um significado muito especial… e com o tempo a passar, vão surgindo novas etapas, novos desafios e novas conquistas, e estarei deste lado, orgulhosa e enternecida a ver a minha Bebé crescer… E que o tempo não tenha pressa em passar!


- Que amor é este?


V ♥️ Este Amor é honestamente inexplicável… e não há palavras possíveis.É um amor único, indescritível e sem qualquer comparação possível. É um amor que nos enche a Alma e o Coração desde que tomamos conhecimento do nosso bebé no vosso ventre… e cresce dia após dia… e dói dia após dia de tanto amor que se sente… e que não quebra… e que perdurará até ao fim da minha vida… e que certamente perdurará além da vida… porque Amor assim não tem fim. É um milagre da vida podermos dar de Nós tamanho amor a alguém, sem quaisquer cobranças!É uma sensação única ter um Ser totalmente dependente de mim, mas que precisa tanto de mim como eu Dela.Questiono-me da mesma forma: que amor é este? 


- O que lhe desejas todos os dias?


V ♥️ Desejo desde sempre que seja uma Bebé, Criança e Mulher muito saudável e muito feliz. Que trace o seu caminho mas que caminhe na sua verdade e de bem com a vida e com o seu coração, não esquecendo nunca o Amor por Ela própria e o auto-respeito, os valores, a humildade, a dedicação aos outros, que se respeite, que se faça respeitar, que viva sem pressas e com muito Amor… hoje e pela sua vida fora.
Que brinque, que se suje, que tenha emoções, que viva, que ame… e que seja muito feliz! (e que eu possa presenciar todas as suas conquistas).

- O que mudou?

V ♥️  Mudou a forma como olho cada criança, Mudou a forma como olho para mim, para os outros, para os que amo… Mudou a intensidade das coisas… Mudaram e definiram-se prioridades, rotinas, Mudou a forma como sinto as coisas… e Mudou tudo para melhor, porque nada na vida se iguala à maravilha de ser Mãe… de ter um/a Filho/a, e se antes de ser Mãe tinha uma vida mais desafogada e sem horários, neste momento tenho uma vida muito mais Feliz.


E sobre os medos?


V ♥️  Os medos aumentam… temos mais medos… mas ficamos mais fortes.Temos medo de não ser capazes, medo de falhar, medo de não Ser a Mãe que idealizamos, medo de não estar a tempo inteiro, medo da separação, medo da vida que a vida lhe reserva, medo de pensar que um dia posso não poder mais estar presente para Ela, mas mais Forte… forte porque ao ter a minha filha tenho a coragem que não tive antes, tomo decisões que mudam a vida mas que por ela fazem sentido, forte porque não desisto de lutar constantemente e dia após dia para o melhor para nós… para Ela, por Ela. Forte porque se não desistia antes, agora enfrento tudo!




Mónica, Vasco, Vicente e Henrique



- O que é que ser mãe muda?

♥️  Ser mãe muda tudo na nossa vida, de uma maneira geral, para muito melhor, com a grande diferença nas prioridades que passam a ser com base naquilo que um filho necessita!

- O amor duplica com o segundo filho e triplica com o terceiro ? =) É diferente?

M ♥️ No primeiro filho é tudo novo, maravilhoso mas com muitas dúvidas e incertezas..no segundo filho já somos mães mais calmas e práticas e no terceiro igualmente, o amor esse é sempre a somar e igualmente maravilhoso!

- Qual é a fase mais gira?

M ♥️ Ainda não sei qual a melhor fase..acho que todas têm algo espectacular..mas quando começam a falar é muito giro mesmo!

- As mães de meninos são diferentes das mães de meninas?

M ♥️ Não faço a mais pequena ideia..só tenho miúdos, mas julgo que sejam mães de acordo com os filhos que têm, sejam eles rapazes ou raparigas.


- Qual é o teu desejo para eles?

M ♥️ Desejo que sejam sempre felizes e saudáveis e que eu esteja sempre cá para eles!





Vânia e Guilherme 



 ♥️  Os filhos roubam-nos o amor todo, não há espaço para nada mais importante ou maior, porque não existe, desde então, nada que valha mais do que isso, não existe nada mais importante nem maior.

O nosso tempo tem mais valor... a nossa existência também. Reclamamos por não ter tempo, mas o nosso tempo tem muito mais valor. 
  Baixinho vamos desejando sempre, que cresçam devagarinho e que o tempo seja meiguinho para nos deixar aproveitar cada minuto deste nosso imenso amor.

Sabemos no fundo que "os filhos não são nossos", são do mundo, mas estaremos sempre certas de que... onde estiverem... com eles estará também o nosso coração.





Várias pessoas acharam que vinha a caminho um mano para o Guilherme... apesar da minha vontade já ser gigante... ainda não tenho essa noticia para partilhar... o mano/a vai ter de esperar um pouquinho mais...


(Demorei algum tempo a concluir o post, por me fazer o tempo todo estar de lágrima no canto do olho.)


Partilhem connosco o que sentem, dêem resposta a uma ou várias destas questões...que não tarda nada tenho uma surpresa em forma de presente para vocês! =)

Happy Kisses ♥️ 

Comentários

  1. Amigas do meu ♡ .. Adoro!!
    Sinto um enorme orgulho em voces e nas maes maravilhosas qie se tornaram .. Sou grata por fazer parte desse vosso "crescimento" e do crescimento dos meus pseudo sobrinhos ! Lov U all ★♡ Catia Lopes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares